Estúdio Udes - junho 2012


Udes reel 2012 from Elton Padeti on Vimeo.

No último post escrevi sobre amizade, mas como faz muito tempo que não posto, estou contando que falar sobre isso outra vez não será repetitivo. Até por que não é só sobre isso.
Passei por muitas andanças durante minha trajetória artística. Estive em Blumenau, SC, onde aprendi os meus primeiros passos. Depois voltei para Santo André, SP, me formei, trabalhei com animação pela primeira vez. Depois fui para o Rio de Janeiro trabalhar como animador na produção do Meu AmigãoZão, na 2dLab.
Nunca tive medo ou qualquer barreira que me impedisse de aprender um pouco mais. Não só no quesito técnico, mas na trajetória artística, no que eu realmente gosto de fazer. Quando estava na faculdade, o processo de criação dos trabalhos expos-me muito mais um criador do que desenhista, pintor, ou animador. Gosto de todas essas maneiras de expressão, sempre farei um pouco dessas três funções, nem que sejam apenas trabalhos autorais.
Ir para o Rio foi um passo importante. Morei lá com um amigo de infância o Elton Padeti. Nos conhecemos na escola no 6º ano e desde de então desenhamos juntos, inventando histórias e personagens. Por ironia do destino em determinado período, seguimos caminhos diferentes, apesar de sempre manter contato ou até trabalhar juntos algumas vezes... Eram trabalhos, estávamos aprendendo como se trabalha com desenho. Quanto se cobra, quanto se ganha. Algo que não temos ideia no inicio, mas é mais de 60% de nosso trabalho. Faltava alguma coisa. Não estávamos mais criando.
Dividir a experiência no Meu AmigãoZão, fez-nos perceber que as idéias engavetadas eram importantes, e pela distancia de nossos caminhos individuais, tinham deixado de ser o foco de nossa vida. Na produção de uma série, aprendemos um pouco mais sobre contar histórias. E o que caras bons nisso fazem para que elas sejam boas.
Depois de um ano de volta a São Paulo, entre conversas, cafés, cervejas, trabalhos... resolvemos voltar para a cidade onde nascemos no ABC para fazer o que nós gostamos de fazer. Contar histórias

Para contato:
bruno@udes.com.br
elton@udes.com.br

*O menu lateral foi atualizado!

Caneca de Presente - fevereiro 2012




Mug gift from Bruno Del Rey on Vimeo.


Minha irmã e eu somos muito próximos. Alguns irmãos não tem essa proximidade, essa necessidade de saber se o outro esta bem, o que ele gosta mais ou menos, o que ele gostaria de ganhar de presente de natal...
Devido as dificuldades na vida eu e minha irmã, precisamos nos unir e estabelecer uma parceria muito intima. Não que eu seja muito emocional, as vezes até pareço insensível. Imerso no trabalho, meio distante. Mas quando agente lembra de alguma coisa que marca nosso passado, principalmente no período da infância, as vezes o olho fica molhado de lembrar a quantidade de coisas que passamos, independente delas serem boas ou ruins. Beirando os 30 anos de vida, a sensação é de que certas coisas aconteceram em outra vida, de tão sutis as lembranças, as vezes impossíveis de serem lembradas.
Ela chama-se Paula, e meus pais dizem que a sugestão do nome foi minha. Parceira de livros e ideias, inventiva por natureza. Uma menina esforçada e batalhadora, quase formada em Desenho Industrial. Por esses motivos não deu para me conformar em comprar qualquer coisa por ai para uma pessoa tão especial. Tomando café numa manha fiquei olhando a estampa na louça da caneca, logo pensei em desenhar alguma coisa para ela. Mas oque? Não podia ser uma coisa triste.
Foi então que lembrei de um vídeo antigo, onde ela tentava escalar o sofá e fazia um esforço tremendo. Era muito pequenina, ainda de fraldas andava toda desajeitada. Meus pais acharam graça e resolveram registrar a cena. Este vídeo acabou sendo exibido muitas vezes enquanto nós crescíamos, e assim a cena ficou na memoria. Achei que seria um bom presente. Assim posso dizer sem palavras: "Olha, eu sei que trabalhamos muito, que pareço distante. Mas eu ainda lembro de tudo, de cada coisa que aconteceu enquanto você crescia!"

Beijo para minha irmã

Sei que ando meio desaparecido do blog. Desculpe, logo mais posto novidades.
Obrigado por acompanhar!

Mundo Estranho 116 - outubro 2011

Top 10 revolucionários da história - Mundo Estranho, 116
Rafe em photoshop para aprovação
Detalhe da ilustração finalizada































































Ilustração para a sessão Top 10 da Mundo Estranho, nº 116, da editora Abril. O Top 10 é um sessão que apresenta 10 assuntos relacionados em um ranking que varia por edição.
Para este mês foram escolhidos 10 revolucionários na história da humanidade. Para ver o texto da matéria, aqui o link

Devido ao tempo, acabei resolvendo tudo no photoshop, do esboço às cores com esse brushzinho que fiz que parece um giz pastel.

Dei uma parada com as pinturas por estar envolvido em outros projetos de Quadrinhos, em breve posto alguma coisa sobre eles.

Obrigado!



- Atualizado aqui no blog em - ilustração (no menu principal)

Pinóquio em Quadrinhos - setembro 2011


Pinóquio em Quadrinhos - Roteiro adaptado e diagramação Sonar Editora






























Entre março e abril desse ano estive ocupado com uma adaptação em quadrinhos da história clássica de Carlo Collodi, Pinóquio. Este HQ é uma produção da Sonar Editora, de meu amigo Ramon Scheidemantel. Foi um grande desafio produzir esse trabalho, foi minha primeira experiência desenhando Quadrinhos, e espero que seja a primeira de muitas. É muito interessante contar histórias, escolher angulos para os enquadramentos, uma linguagem adequada que deixe tudo facil de se entender e cores que não cansem. Aprendi muito com esse material!



Arte das páginas sem diagramação

Nesse período estive com vários compromissos o que me fez produzir tudo no Photoshop, do rafe às cores. E com um rafe bem solto criei um layout priorizando a dramatização das cenas. Explorei bastante ângulos inclinados, evitando muito detalhamento nos cenários:

Esquerda - Com brush simulando lápis, desenhos soltos priorizando o drama das cenas
Direitaa - Arte final dos persogens bem definida em relação as massas que apenas sugerem o cenário

Na arte-final quis definir bem os personagens, para depois, com cores chapadas, destaca-los dos tons leves do cenário, ou em alguns casos puxado para uma cor especifica:

Esquerda - Com tons em opacidade baixa, é aplicado mais um tom no cenário. E Tonalidade neutra nos personagens para destaca-los do fundo branco
Direita - Aplicação de cores dos personagens

Na arte final dos cenários tentei definir tudo com massas de cinza, usando transparência para atenuar os contrastes. Depois de definir os tons corretos, selecionei uma ambiente para cada quadro, e ai transformei os tons cinzas em cores, criando essa atmosfera colorida:

Esquerda - Cor ambiente sob as massas cinzas que definem o cenário
Direita - Tons de cinza transformados em cor sobre a cor ambiente

Percebi que personagens em cores chapadas, que tenham determinadas cores que não mudam durante o HQ. Encaixam muito bem em cenários coloridos, com composição de cor pensada individualmente
Então, quando um determinado editor ou diretor de arte insinuar que cores chapadas é coisa de ilustrador preguiçoso, que não tem como produzir algo colorido sem encher os personagens com efeitos. Faça uma boa composição de cor com o cenário, que por sua vez não precisa ter
demasiada definição desde que supra a intenção colorida do trabalho.



- Para adquirir um HQ do Pinóquio - link

- Conheça a Sonar Editora pelo site ou curta-os no facebook

- Atualizado aqui no blog em - pinóquio (no menu principal)


Obrigado, espero que gostem do HQ!

Animação GMC softwares com o Graphorama - julho 2011


Design de cenário

Design de cenário

Design de cenário


Layout com os personagens


Screenshot da animação pronta


Nos últimos meses estive ocupado produzindo três projetos diferentes. Como não podia divulgar algumas coisas acabei não postando nada sobre eles.

Este post é sobre um deles, o mais longo provavelmente. Criado em parceria com meus amigos do Graphorama. Pra quem não conhece esse é um estúdio de design, ilustração e multimídia. Junto criamos uma animação para divulgação do novo software da empresa GMC softwares.
Meu trabalho foi criar os cenários, cor e algumas animações.

Quando a animação estiver disponível na internet posto aqui o link.
Por hora, é isso...



- Ilustração nova sobre o projeto Daemon no Flickr
- Atualizado aqui no blog em - Ilustrações

Espero que gostem :) Obrigado!