Modelo Vivo - dezembro 2009

Poses de 5 minutos, Caneta e guache
Poses de 1 minuto, Caneta e guache

Poses de 1 minuto, Guache e aquarela































































































Ao chegar no estúdio aqui no Rio, percebi um clima de estudo. Não somente estudos relacionados a animação mas estudo de desenho artístico e anatomia. Como já postei anteriormente achei que me afastaria da tinta por um período, foi então que a vontade de estudar do pessoal levou-nos a aulas de modelo vivo. Interessante. Um centro cultural na Rua da Carioca. Pagamos o aluguel do espaço e uma pessoa do lugar ficou responsável por contratar os modelos.

Havia experimentado algumas aulas de modelo vivo em São Paulo, normalmente com uma instrução determinada. Na ABRA nosso foco era anatomia. Na faculdade o foco era composição. Agora eramos todos meio direcionados, e não havia um foco especifico. Alguns preferiram lápis, outros o pastel, caneta bic, carvão... E se eu usasse tinta?

Eu estava estudando tinta, acrílica, guache, aquarela. Precisava continuar provando isso tudo, haviam muitas coisas para verificar quanto a composição de cor, tons... sobre os pincéis, os papéis... Então resolvi unir tudo. Modelo vivo com tinta, em cores??

Para quem não sabe eu cursei um semestre de Artes na FAAP. Foi pouco pois era caro e não tive condições. Mas nesse curto período conheci o professor de plástica, Edson Lourenço. Tivemos um curto contato mas bem enriquecedor. Ele costumava dar aulas de tinta para familiarização com cores. "Teoria da cor", "circulo cromático", porém, de maneira bem original. Pintávamos modelos vivos a guache, para adquirir rapidez na mistura da tinta e aplicação.
Quando o modelo faltava, o professor Edson fazia com que posássemos uns para os outros, isso tornava a aula bem divertida.

Lembrando disso tratei de por meu guache em uso. Não um guache caro, mas o TGA tão popular nos cursos de arte em São Paulo. O legal de ser guache é que mistura fácil, pode ser aguado ou denso, como preferir. Acabei por descobrir que o TGA é Paulista e que é difícil de achar no Rio. Tive que comprar em São Paulo, hehe...

Obrigado por acompanhar, em breve posto fotos do estúdio e desenhos novos em 2010, hehe...

Bruno Del Rey

Feliz Ano Novo!
:)